É a especialidade médica que atende ampla e detalhadamente os múltiplos aspectos relacionados ao envelhecimento humano.
O médico especialista em Geriatria habitualmente inicia sua formação profissional com o treinamento em Medicina Interna (também chamada de Clínica Médica), que lhe proporciona experiência na abordagem da maior parte das situações cotidianas em medicina clínica de adultos. Subsequentemente, o treinamento em Geriatria lhe capacita a assistir aos indivíduos em processo de envelhecimento, acolhendo o paciente e seus familiares, promovendo a saúde e a reabilitação, diagnosticando e controlando doenças crônicas e, quando necessário, coordenando os cuidados paliativos.
O médico geriatra utiliza uma abordagem ampla para a avaliação clínica, incluindo aspectos psicossociais, escalas e testes padronizados, que direcionam as ações em saúde, potencializando a funcionalidade e preservando a qualidade de vida.
Ele frequentemente atua em conjunto com equipe interdisciplinar, implementando terapias conjuntas.
A Medicina Geriátrica é uma ciência em constante evolução, com protocolos cada vez mais embasados cientificamente e delineamento de pesquisas que vão de encontro às demandas de uma Sociedade que envelhece.